quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Filtro dos Sonhos




Ou teia dos sonhos, ou dream catchers, em inglês, podendo ainda encontrar outras denominações, eles servem para bloquear as energias negativas. 

No Brasil, os xavantes e os tupis fazem esse filtro. O princípio é uma teia. Para os índios, a aranha simboliza a vida: tudo é resolvido na teia, é onde ela trabalha, come e dorme. Quando alguém faz o filtro, está tecendo a vida de uma pessoa.

O filtro não deve ser feito com um objetivo determinado, como arrumar marido ou mudar de emprego. É feito para proteger das coisas negativas que vêm de fora e também das que estão dentro de cada um. 

A mandala é formada por várias partes que têm um simbolismo: 
- a parte de cima, um bambu com penas, trabalha a cabeça, 
- a argola mexe com o corpo físico e a aura,
- a teia envolve o emocional,
- o que fica pendurado representa a energia que a pessoa está vivendo no momento. 

As pedras colocadas no filtro têm uma conexão com a roda medicinal dos índios, que era montada com pedras. Cada uma faz uma conexão: uma ensina a ter clareza, outra limpa mágoas, outra trabalha a cura e outra lida com medos. 

Cada filtro é único. Em 21 dias, ele filtra os bloqueios que impedem que se faça o que se deseja. Depois disso, funciona como uma mandala de proteção. Deve ficar perto da pessoa, no quarto, por exemplo. Deve ser colocado no sol para limpar o filtro das energias negativas. Quando a teia se rompe, ela deve ser jogada fora, ou em água corrente ou queimada. 

Existem várias lendas que explicam como o filtro surgiu. Uma das mais aceitas é a versão dos índios Hoppis, do Arizona (EUA): duas tribos estavam em guerra e as crianças não conseguiam dormir. O xamã da tribo tinha tentado de tudo, mas não conseguia resolver o problema. Rezou para a "mãe búfala", que o orientou a fazer um círculo com um galho de árvore e a pedir para uma aranha trançar uma teia dentro. Depois disso, ele deveria pendurar penas e sementes e colocar onde as crianças estavam. Elas passaram a dormir bem e o símbolo passou a ser usado como amuleto de proteção. 


Gostou? Clique AQUI para mais informações. 

Bjs ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário